segunda-feira, 10 de abril de 2017

Ghandi - Seus Ensinamentos

O que podemos aprender com Gandhi?
Este homem tirou a mais valia de milhões de indianos das mãos do império britânico! Mais valia é assim, uma pessoa trabalha para outra e recebe 500,00 por mês, mas ela gera um lucro de 10.000,00 para o patrão ou governo, então a mais valia são 9.500,00 agora multiplica isso por milhões de indianos e multiplica por 70 anos, esta seria a mais valia do império britânico! Hoje 2017, a população da Índia é aproximadamente 1, 252 bilhões de pessoas!


1 -Fé
"Você não deve perder a fé na humanidade. A humanidade é um oceano. Se algumas gotas do oceano estão sujas, o oceano não se torna sujo."

2- Felicidade

"Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho."

3- Amor

"Se um único homem chega à plenitude do amor, neutraliza o ódio de milhares."

4- Mudança

"Temos de nos tornar a mudança que queremos ver."

5- Vontade

"A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável."

6- Respeito

"O amor nos ensina a ter, para a fé dos demais, o mesmo respeito que se tem pela própria."


7- Planeta

"A Terra provê o suficiente para satisfazer a necessidade de todos os seres humanos, mas não a ganância deles".


8- Vingança

"Olho por olho, e o mundo acabará cego."

9- Perdão

"O fraco nunca perdoa. O perdão é a característica do forte."

10- Religião

"As religiões são diferentes estradas que convergem para o mesmo ponto. Que importa que tomemos caminho diferente, contanto que alcancemos o mesmo objetivo. Onde está a causa de brigas?"


Curiosidades:

Em uma ocasião Gandhi perguntou a um soldado porque ele matava os indianos, o mesmo disse que apenas cumpria ordens. Então Gandhi lhe perguntou novamente e se lhe dessem ordens para matar sua mãe, ainda sim cumpriria? O soldado não soube responder e parou de matar!

Certa vez, uma mãe muito preocupada com seu filho, que comia muitos doces, pediu a Gandhi que o aconselhasse a largar seu vício. Ele respondeu: "volte aqui em duas semanas". Passado este tempo, quando se encontrou com o menino, Gandhi disse: "Você deve parar de comer doces, isso fará muito mal a sua saúde". Então a mãe do menino perguntou: "Porque o senhor nos pediu para esperar este tempo para aconselhar meu filho?" Ele respondeu: "Porque há duas semanas eu mesmo ainda comia açucar". Desta maneira reformou milhões de pessoas pelo próprio exemplo.

Falaram para o Gandhi que a rainha da Inglaterra queria lhe ver, mas ele não poderia encontrar com ela com sua vestimenta, então ele comprou um terno e mandou entregar para a rainha e nunca a encontrou!


De figura tímida a respeitado líder, de sujeito teimoso e cheio de manias ao mais amoroso ser humano, Gandhi mostrou como o homem pode se transformar internamente. Viveu de maneira muito humilde – tecia suas próprias roupas -, pregando o amor aos pobres e a necessidade de diálogo entre as religiões. Por causa dessa tolerância, foi assassinado em 30 de janeiro de 1948, aos 79 anos, por um fanático religioso hindu que discordava da união entre seu povo e os muçulmanos habitantes da multirreligiosa Índia. A luta entre os dois povos continua, mas os ideais de Gandhi foram imortalizados e prosseguem levando as sementes da não-violência às mentes, palavras e ações em todas as partes do planeta.

1 – Mude a si mesmo – “Você deve ser a mudança que você quer para o mundo”.
2 – Você está no controle – “Ninguém pode me ferir sem minha autorização” 
3 – Perdoar e deixar ir em frente – “Os fracos nunca podem perdoar. O perdão é o atributo do forte.”
4 – Sem ação, não se vai a lugar algum – “Uma grama de prática vale mais do que toneladas de pregação”
5 – Atenção com o presente – “Eu não quero prever o futuro. Deus não me deu nenhum controle sobre o momento seguinte.”
6 – Todo mundo é humano – “Eu afirmo que sou um indivíduo simples sujeito a errar como qualquer ser-humano. Eu, no entanto, tenho humildade suficiente para confessar meus erros e refazer meus passos.”
7 – Persista

Acorda Amigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário